quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Série - O que faz um maquiador (além do óbvio) - Maquiagem de caracterização e efeitos especiais

Olá pessoas, tudo bem? Finalmenteeeeeeeeeeeee, último post da sério que teve um loooooongo intervalo mas, superados alguns transtornos, aqui estamos.
Esse post é muito especial para mim porque é sobre uma área da maquiagem pela qual me apaixonei perdidamente. 


Um personagem clássico para a maquiagem de efeitos, o zumbi. Parece bem real, não?

Essa parte de caracterização de personagem e de efeitos especiais na maquiagem é incrível, é uma verdadeira arte para quem vê e para quem faz. Eu amo esse tipo de maquiagem porque leva a transformação a um outro nível. O profissional dessa área cria uma ilusão, ou seja, faz com que você veja tudo o que a sua imaginação permite. Monstros, criaturas mitológicas e de contos de fadas, alienígenas, zumbis e até coisas mas dentro da realidade, como ferimentos, hematomas, queimaduras, envelhecimento, etc., sendo um trabalho bem feito, parecem reais aos nossos olhos, tudo através das mãos do maquiador. Seja com pintura, próteses ou outros materiais utilizados na elaboração de um personagem ou efeito, pode-se criar coisas surpreendentes. É como mágica!!!


Meus dentes de vampira ( eu que fiz^^)

Eu sempre fui guiada pela minha imaginação e criatividade, e esse tipo de coisa me chama atenção desde que me entendo por gente. E eu não sabia que poderia trabalhar com isso até depois de grande e essa descoberta foi um grande alívio, pois, depois de várias frustrações com cursos e faculdade que não tinham nada a ver comigo, eu não sabia mais o que fazer da vida. Esse mundo me abriu os olhos e novos caminhos pela frente.


Minha criação, a velha amarela

Quanto mais eu descubro sobre essa área, mais empolgada eu fico. Como sou iniciante, vou dar uma dica para que vocês aprendam cada vez mais sobre esse universo: Face Off. Um programa maravilhoso que passa no canal SyFy, onde maquiadores competem criando personagens para serem julgados por uma bancada de grandes feras da indústria cinematográfica. Os trabalhos são incríveis e eu fico cada vez mais fascinada.



Aqui no Brasil, infelizmente é uma área da maquiagem pouco explorada, não existem muitos cursos. Os profissionais da área que eu conheço aqui do Rio de Janeiro que dão cursos de maquiagem de efeitos especiais são Mário Campioli (CAMPI), com o qual eu estudei e aprendi muito e o Vavá Torres (Makevator)
Espero que surjam cada vez mais profissionais de FX (arbreviatura usada pelos profissionais da área, pois rima com effects) para que essa área cresça bastante no pais. E espero que vocês se apaixonem tanto quanto eu.
Para encerrar, uma transformação incrível feita só com maquiagem.

Achei essa imagem fascinante no Facebook

Não dá para dizer que não é o Al Pacino não é mesmo?
Espero que tenham gostado desse post, e que me desculpem pela longa espera, eu estava em um emprego que me consumia muito, agora, vou me dedicar à minha área profissional.
Fico muito feliz de estar de volta e espero também que continuem me acompanhando.
Para quem não viu os outros posts, vou deixar os links logo abaixo. bjoo^^!!!

Introdução



4 comentários: